Loading...
MelhorTodos

A melhor seleção de todos os tempos – escolhida por Big Data

A melhor seleção de todos os tempos – escolhida por Big Data

Pelé

SÃO PAULO – As rodas de futebol sempre debatem quem são ou foram os melhores jogadores de futebol, principalmente em época de Copa do Mundo como a que vivemos. Mas imagina usar data science para definir uma seleção com os melhores de todos os tempos usando apenas dados estatísticos dos mundiais passados. Foi o que fez a empresa de software de big data Neoway.

Segundo a companhia foram selecionados 11 jogadores que “sairiam vencedores de qualquer copa do mundo da história”. O levantamento foi feito com base em dados de 8.898 jogadores, de todas as seleções participantes das Copas entre os anos de 1930 e 2014, usando um total de 28 variáveis.

A Neoway explica que, para cada jogador, o algoritmo leva em conta o números de jogos, vitórias, empates, derrotas, gols, cartões amarelos e vermelhos e o número de títulos. Em seguida foi adicionada uma sequência de pesos para estas variáveis: títulos, partidas e minutos jogados, nesta ordem.

A companhia explica que, se fosse levado em conta apenas esta ordem, a seleção “de todas as Copas” seria composta quase que em sua totalidade, por brasileiros, já que o Brasil é o país que mais vezes venceu o mundial. Com isso, foi definido que cada posição não poderia ter mais de um jogador brasileiro, tornando a seleção “mais justa, precisa, abrangente e dentro do contexto esperado no estudo”.

Leia também:
– Luka Modric, camisa 10 da Croácia, é odiado pela torcida e pode ser preso ao voltar para casa
– Como Cristiano Ronaldo pode fazer a Itália voltar a ter o maior campeonato de futebol do mundo
– O exemplo que a presidente da Croácia está dando para os políticos brasileiros na Copa

A seleção, portanto, ficou com um brasileiro em cada posição (gol, defesa, meio campo e ataque), sendo formada assim por: Claudio Taffarel (Brasil), Roberto Carlos (Brasil), Philipp Lahm (Alemanha), Fabio Cannavaro (Itália), Sérgio Ramos (Espanha), Maradona (Argentina), Jairzinho (Brasil), Iniesta (Espanha), Zidane (França), Pelé (Brasil) e Miroslav Klose (Alemanha). Veja a imagem do time abaixo:

seleção

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *