Loading...

Bloco de notas terá primeira grande atualização em 5 anos

Bloco de notas terá primeira grande atualização em 5 anos

Microsoft Windows 10

SÃO PAULO – Após anos sem sofrer modificações, o bloco de notas, muito utilizado para limpar formatação de textos, editar páginas web e scripts de linguagens de programação, finalmente receberá uma atualização significativa em anos. 

Lançado em 1983 e incluído em todas as versões da Microsoft Windows desde 1985, o bloco de notas não é atualizado desde 2013. Agora, o update vem com o 17713 do Windows 10, disponível no momento somente para os Windows Insiders, os “beta testers” do sistema. Para os usuários finais, as mudanças devem chegar somente no segundo semestre, com o próximo update do Windows 10. 

Como divulgado no blog da Windows, a atualização não deve trazer mudanças no design do programa, mas técnicas. Confira, abaixo, as principais:

Buscar e substituir
Com a atualização, a opção de quebra automática fará parte da nova ferramenta de buscar e substituir palavras. O bloco de notas agora também vai lembrar valores previamente incluídos, podendo modificar automaticamente caracteres na próxima vez que você abrir a barra de procura. Além disso, quando o usuário tiver um texto selecionado e abrir a opção de busca, esta será feita no trecho selecionado. 

1735ca3bdc2c711319186d679c7cd64d

Zoom de texto
Agora o usuário poderá utilizar a ferramenta de zoom no bloco de notas. Há uma nova opção no menu que permite o ajuste de zoom. Também poderão ser utilizados os atalhos do teclado “Ctrl +”, “Ctrl -” e Ctrl com a rodinha do mouse para ampliar ou reduzir o tamanho do texto, utilizando “Ctrl 0” para deixar no tamanho padrão. 

b767cced4e2f67782d1c5f3b057ff181

Colunas e linhas
Um dos grandes pedidos feitos foi a possibilidade do bloco de notas apresentar linhas e colunas quando a opção “word-wrap” estiver ativada. Isso agora será possível e estará como default na nova atualização, podendo ser desabilitada no menu “exibir”.  

de60a724ead06fea232e2bd44fea8197

Outras melhorias
– Foi melhorada a performance quando incluídos arquivos grandes;
– O bloco de notas agora suporta Ctrl + barra de deletar a palavra anterior;
– Quando o usuário salvar um arquivo em bloco de notas, a linha e o número da coluna não serão mais resetados para 1;
– Agora corrige o display de linhas que não cabem em uma única tela.

Quer investir melhor o seu dinheiro? Abra uma conta na XP

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *